domingo, 2 de fevereiro de 2014

NÃO SOMOS HOLLYWOOD, NO ENTANTO...

NÃO SOMOS HOLLYWOOD, NO ENTANTO...


Foto: participantes da Oficina de cinema em Mutum-MG

Não somos Hollywood, a meca do cinema norte americano, no entanto, podemos sonhar e ousar fazer cinema em Mutum, aqui no leste de Minas Gerais. Estamos a anos-luzes de uma produção global (da rede globo) e o que dirá de uma produção hollywoodiana, mas podemos ir além de brincar de fazer cinema em Mutum, e ao mesmo tempo satisfazer o sonho de, em horas e dias vagos, filmar o que está na cabeça, e pagar para alguém ficar com uma câmera na mão, produzir algo significativo e negociável no complicado mercado cinematográfico brasileiro.

Bem, foi essa a sensação que em geral tiveram os participantes da Oficina de Cinema (roteiro e direção), acontecida nos dias 01 e 02 de fevereiro, ontem e hoje, aqui em Mutum, com o professor Sávio Tarso e o videomaker Claudiney de Sá.

Sávio Tarso é cineasta, documentarista e historiador, que já realizou os curtas CASAMENTO NEGRO, O TREM DO VALE e FRANGO COM QUIABO, entre outros,  participando de festivais como FESTIVAL DE CINEMA DA PETROBRAS e MOSTRA BRASIL DE CINEMA, idealizador do Projeto NÓS NA TELA.

MAIS SOBRE SÁVIO TARSO EM:

No sábado, a tarde, o bate papo, descontraído, quase informal, e didático ao mesmo tempo, ficou em torno da diferença entre um filme e uma filmagem de casamento, por exemplo. Equipamentos, fotografia,  e planos foram os assuntos destacados. A noite a filmagem de uma cena do roteiro do curta Duas Sombras, adaptado pelo professor Sávio Tarso, filmado na rua Dom Cavati, a partir das 21:00 horas, demonstrou o quanto minucioso é uma produção cinematográfica. O fato chamou atenção de algumas pessoas que por ali estavam passando. Diga-se de passagem, interrompemos um pouco, um pouquinho só, o trânsito de sábado a noite. Mas a locação aproveitando o muro do cemitério e a sombra, latido de cães e o barulhinho incômodo do grilo, ajudaram muito a compor a cena de mistério.

No domingo, foi pela manhã a segunda parte da nossa oficina. o assunto foi sobre Roteiro. Na atividade prática, quando cada grupo criou, ou pelo menos começou a criar, o argumento de uma história a ser filmada, surgiram ideias interessantes como a do rapaz que sonhava em ser cineasta, a da conturbada e intrigante fase inicial da história do nosso município, o conflito de classe e a exploração do servidor público e a história do rapaz que prepara uma armadilha para pegar uma onça (essa última foi a que mais chamou atenção pela viabilidade de uma possível realização e pela história em si).

FOTOS DA OFICINA




Não somos Hollywood, mas Mutum-MG pode ser um foco de produção cinematográfica se alguns e largos passos forem dados. O apoio do poder público será bem vindo. A parceria com nossos companheiros de Ipatinga, na pessoa de Deusdeth Amorim, presidente da Associação dos Mutuenses Moradores do Vale do Aço (AMMVA) em mais uma iniciativa e o apoio da Agência Oz, e figuras como as de Sávio Tarso e Claudiney de Sá, renderão bons frutos. Esta é a nossa torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário